quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NOVEMBRO - MÊS DAS CASTANHAS

A CASTANHA CARLOTA


    


    Era uma vez uma castanha chamada Carlota que vivia muito feliz num castanheiro.
    Um dia, ela viu um bando de andorinhas que partiam para um país mais quente e pensou:
    - Eu nunca saí deste castanheiro. Como seria se eu pudesse voar e sair daqui? Como é que eu me sentiria?
    A Carlota passou o dia a pensar no que poderia fazer para sair dali e assim ficar a saber como era a vida fora do castanheiro. Durante a noite sonhou que tinha asas e ia conhecer o mundo. Quando acordou, ficou muito triste ao perceber que tinha sido tudo um sonho e que continuava no mesmo lugar.
    Entretanto o vento levantou-se e levou a Carlota pelos ares fora até à margem de um rio. Ficou ali muitos dias até chegar a chuva que a empurrou para dentro da água.
    Por ali passou uma menina chamada Maria que a viu flutuar. Baixou-se, apanhou a castanha e meteu-a no bolso do seu casaco.
    A caminho de casa, a Maria ouviu uma voz:
    - Olá! Onde me levas?
    - Levo-te para minha casa. Vou cuidar de ti. Vamos ser grandes amigas.
    Quando chegou a casa, a Maria abriu uma cova no jardim e pôs lá a Carlota.
    Passados muitos anos, a Maria lia sentada num ramo de um belo castanheiro.                      

      2ºC e 2ºD


 EB da Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana da Leitura do Agrupamento - 19 a 26 de abril

E-book - Festejar Abril - 50 anos de liberdade