BE NINHO DOS LIVROS - Blogue criado e pensado para partilha de informação e divulgação das atividades desenvolvidas nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de São Lourenço - Valongo.
" É como sempre foi, um lugar de procura e de saber."
- Drª. Teresa Calçada, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas e Escolares (RBE) In revista Visão de 20 de outubro de 2011 Artigo - NINGUÉM NASCE LEITOR Leia o artigo e descubra a importância da biblioteca ouvindo a história da Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
DEPOIS DE LERES/OUVIRES A HISTÓRIA “ A LAGARTA COMILONA”, DESCOBRE OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE ESTA PODE COMER.
“Os alimentos servem para saciar a fome e ser combustível para todas as atividades do corpo humano, tais como piscar os olhos, levantar um braço, namorar, caminhar, correr ou jogar bola. Precisamos de energia, proveniente dos alimentos que comemos todos os dias. Também serve para demonstrar carinho, afeto e aceitação, por exemplo, quando a mãe amamenta o bebé, ou um almoço onde todos se reúnem em torno de uma mesa, é uma demonstração de carinho, de afeto. Ou seja, o alimento está intimamente ligado com o nosso bem estar físico, social e mental, definido segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.” Informação retirada do site:
Viver uma vida saudável tem por base saber comer. Tendo como objetivo incentivar a mudança de comportamentos ao nível alimentar, a Biblioteca Escolar irá trabalhar durante a semana de 17 a 21 de outubro atividades relacionadas com a alimentação, onde a leitura é suporte de articulação com o currículo e a sala de aula. Ajuda a lagarta a consumir uma alimentação saudável.
Era uma vez un índio que estava na selva. Com o seu olho viu um leopardo. Teve medo e começou a correr. Ao longe viu uma árvore com muitas uvas. Apanhou uvas e atirou-as para muito longe. O leopardo correu atrás delas deixando o índio em paz. O índio viu uma cabana e meteu-se dentro dela e acendeu uma fogueira. Na cabana havia comida e o índio comeu. O leopardo comeu as uvas e foi à procura do índio. Como não o viu foi-se embora. Vitória, vitória, acabou a nossa história.
Trabalho coletivo baseado nas: vogais I, U, O palavras ÌNDIO, UVA, OLHO Trabalho de articulação com a Biblioteca