terça-feira, 17 de maio de 2011

Prémio Camões atribuído ao português Manuel António Pina

Manuel António Pina é o 10º português a ser galardoado com o Prémio Camões naquela que foi a 23ª edição do Prémio. Antes dele, António Lobo Antunes foi o último português a receber o prémio, em 2007.
O júri foi constituído por personalidades portuguesas, brasileiras, angolanas e são-tomenses e o valor pecuniário do prémio ascendeu a 100 mil euros.
Entre as obras mais importantes de Manuel Pina Moura é de referir “Os Papeis de K.”, “Os Livros”, “Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança”, publicados em Portugal pela Assírio & Alvim. Na literatura infantil “O Têpluquê”, a fábula “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães…” e "O Tesouro” são obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Manuel António Pina já tinha sido distinguido no passado pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o Grande Prémio da Poesia e a sua obra encontra-se traduzida em várias línguas europeias.
.O Prémio Camões foi instituído em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil com o objectivo de distinguir a contribuição para o enriquecimento da língua portuguesa e do seu património cultural.


Clica no título da postagem e
poderás ler a obra "O Tesouro"

Sem comentários:

Enviar um comentário